domingo, 15 de março de 2009

e agora ubuntu?

tô com um computador novo. máquina legal. 250 gb pra aguentar soulseek, emule e torrent e 3gb ram pros joguinhos em flash e youtube. tá bom demais. mas. mas... mas! mas é linux. ou melhor, ubuntu. bom, eu já tinha mexido nele (mexido do verbo acessado orkut e visto e-mail, ou seja, até no Dos eu faço isso) no laptop de um amigo. bom, se no olho dos outros é refresco, no próprio é que tanto bate até que fura.

o sistema é bonitinho, mas na medida que se vai mexendo, é cheio de ziquizira. tem uma merda duma barra rápida do lado direito da tela que toda hora que se usa a barra de rolagem aperta-se sem querer um dos programas dali, e se abrem coisas que eu não tenho idéia para que servem e das quais eu não preciso.

pra instalar algo você tem que ver se tem na "comunidade" um pacote de instalação, daí abrir um programa do ubuntu para digitar os comandos. bonitinho né? e se não tiver? a "comunidade" trabalha para você ter. bom, eu frequento algumas comunidades no orkut de download de cds, e quando eu faço um pedido me dão um link velho que não funciona ou cagam e andam.

me chame de capitalista, de reacionário, de antiquado, de pró-copyright e tudo aquilo que eu não sou, mas eu prefiro o windows xp. aquele visual padrão sem letras garrafais, sem firula pra abrir e fechar programa, se procuro um programa, baixo em algum site, executo o programa de instalação (e não tenho que programar mil coisas, algo que não tenho tempo e nem saco para tal), e todas aquelas facilidades da vida moderna.

bem, a iniciativa do ubuntu é legal, eu curti, mas pra mim não dá. nem todo mundo tem aptidão para ser programador. o sistema é muito visual e pouco funcional.

ah! e de acordo com o site do negócio: "Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". A distribuição Ubuntu trás o espírito desta palavra para o mundo do software livre."

pode ser que eu esteja errado, mas nesse quesito eu não tenho muita fé na humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário