confesso que nos últimos dias, meses e alguns minutos assistindo a espn brasil tenho me desiludido com o que eu achava ser um bom canal de "esportes". aquela coisa, os debates eram legais, apresentadores sem rabo preso, gente saudável de cabeça. juca kfouri, pvc, paulo soares, calazans, trajano e etc. bons caras comentando futebol. até aí nada demais. mas algo está acontecendo - ou talvez sempre tenha acontecido - na programação que tem me deixado um pouco chateado.
não sei se foi o desfecho do campeonato brasileiro ou o desfecho do ano, mas aqueles caras estão me enchendo saco. não consigo mais ligar no canal e não me irritar com uma coisa ou outra. passo e vejo o pvc com toda aquele tecnicismo ao comentar a mais simples atuação, o trajano falando meia dúzia de groselha a cada minuto porque o futebol é ruim e bom era quando ele tomava guaraná com rolha, o flamenguismo e a grosseria do mauro cezar pereira, a dramalhoada que o paulo calçade faz para falar da pontuação do campeonato italiano, o corporativismo atroz do joão palomino, a gaguice do calazans (que poderia bem juntar a sua coluna com a do renato maurício prado e fazer daquela avalanche de abobrinhas uma coluna temática: "flamengo über alles"). e até o juca - que sou fã desde que tinha 12 anos - me enche com uma demagogia de massas.
é um coaxado sem fim. cada um querendo ser mais dramático e incisivo que o outro. no fim o que se tem é que "reclamação é o nosso esporte".
pode ser que eu esteja errado, mas um bom debate não se faz de afirmações em tom alto e murros na mesa, mas de boas idéias e pancadas, de leve, na consciência.